terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Qual é o meio da Bíblia?

                                                                                                            Nilson Cruz


Existe uma certa confusão ao se definir qual de fato é o meio da Bíblia. Muitos afirmam que o capítulo 8 do Salmo 118 é o centro do livro sagrado. Mas será que isso é verdade? 
    A Bíblia foi escrita sem a divisão de capítulos e versículos. A divisão de capítulos ocorreu apenas no ano de 1227 d.C., e foi criada pelo clérigo inglês Stephen Langton. A disposição foi feita a partir da Vulgata. Posteriormente, ele capitulou as versões da Bíblia em hebraico e grego. Já a divisão em versículos foi realizada em 1551 por Roberto Estienne, utilizando a versão grega do Novo Testamento, e em 1555 fez a divisão completa da versão latina. 
    A Bíblia possui 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. São 1189 capítulos divididos em 929 no AT e 260 no NT. Se dividirmos o numero de capítulos pela metade o resultado é 594,5. Como trata-se de número inteiro, então o capítulo central da Bíblia é o 595º, como podemos ver: 594 + 594 + 1= 1189. A surpresa está aqui, pois diferentemente do que muitos afirmam o capítulo central da Bíblia não é o 118, mas o 117! E veja o que ele diz: 

LOUVAI ao SENHOR todas as nações, louvai-o todos os povos. Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do SENHOR dura para sempre. Louvai ao SENHOR. (Sl 117:1-2, ACF)

    Para chegar a esse resultado basta somar o número total de capítulos de cada livro. Na tabela abaixo, podemos ver que a soma total dos livros de Gênesis até Jó é de 478 capítulos. Sendo assim, para se chegar ao meio da Bíblia, que é o capítulo de número 595, soma-se mais 117 capítulos, que é justamente o Salmo 117. O interessante é que este é o menor Salmo e o menor capítulo da Bíblia. Como ele possui apenas dois versículos, o capítulo é o próprio centro!



    Mas algo mais interessante ainda é quando nós dividimos a Bíblia ao meio pelo número de versículos. Para isso, temos que escolher uma versão, pois existe variação do total a depender da que for usada, por exemplo, a Almeida Revista e Atualizada (ARA) possui 31104 versículos, a Nova Versão Internacional (NVI) tem 31102, a NTLH tem 31103 e a Almeida Revista e Corrigida e Almeida Corrigida Fiel possuem 31105. Vamos adotar para este cálculo a versão mais antiga das mencionadas, e uma das mais utilizadas, a ARC. Ao efetuar a divisão fica: 15552 + 1552 +1= 31105. Sendo assim o versículo central da Bíblia é o de número 15553, que corresponde ao verso 28 do Salmo 102! Vamos ver o que ele diz:

Os filhos dos teus servos continuarão, e a sua semente ficará firmada perante ti (Sl 102:28, ACF)  

    Sim, meus queridos! No meio da Bíblia tem uma promessa para nossa família! Um Promessa que o Senhor a sustentará ao longo das gerações! Louvemos a Deus por isso! 

Palavras-chave: capítulo central da Bíblia; meio da Bíblia; versículo central da Bíblia


Autor: Pastor na Igreja Batista Semente Santa, Engenheiro, Mestrando em Teologia.

4 comentários:

  1. Excelente texto, Pastor. Obrigado por compartilhar tanto conhecimento.
    Não tem relação com o texto, mas gostaria de te perguntar:

    Em um de suas pregações, o senhor leu 1 Timóteo 2:4. E disse a seguinte frase: "Apesar de alguns reformados pregar que não, a salvação é disponibilizada a todos".


    No momento eu fiquei um pouco intrigado, pois apesar de sempre congregar em igrejas não calvinistas, aprendi muito com a doutrina presbiteriana e passei a acreditar na forma que eles interpretam a predestinação e a eleição incondicional. É um tema complexo, mas gostaria de um dia ter a oportunidade de conversar contigo sobre isso. É algo que me deixa com muitas dúvidas, porque não estamos falando de uma teologia qualquer, ignorada ou tratada como heresia pela maioria das igrejas, se trata de uma visão de um dos principais reformadores e difundida e pregada por pastores históricos como George Whitefield, Jonathan Edwards, o príncipe dos pregadores Charles Spurgeon, John F. MacArthur entre tantos nomes, como teólogos brasileiros de grande respeito como Hernandes Dias Lopes e Augustus Nicodemus, que fundamentam e endossam biblicamente esse ponto.

    enfim, sei que isso não justifica, mas gostaria de saber do senhor, como enxerga essa interpretação e o motivo de nós batistas renovados sermos tão contrários a essa doutrina.

    Essa dúvida queimou meus miolos por meses, pois aprendi muito com os Rev. Hernandes e Nicodemus, mas depois deixei isso de lado, pois me sinto um escolhido.

    Sei que sua agenda é cheia, mas gostaria de um dia conversar e aprender com o senhor em relação a isso.

    Um grande abraço, minha família e eu temos aprendido muito contigo na Semente Santa.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Por muito tempo eu acreditava que o meio da Bíblia era o Salmos 119. Parabéns pastor 👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz, meu querido. É um tema de fato complexo. Mas apenas um comentário: Spurgeon era batista e não cria na expiação limitada, mas na perseverança dos santos.
    Existem também um número eleva do teólogos que pregam justamente o contrário. Mas creio que não seja um assunto que possa ser exaurido, mas pe uma questão de fé.
    Na minha opinião, crer na doutri na expiação limitada é crer em um Deus injusto. O texto que eu li deixa isso claro. É uma declaração literal de Paulo que nã precisa de interpretação, deifrentemente da teologia clavinista que para ser explicada tiveream que escrever milhares de livros.

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz, Pastor.
    Realmente, Spurgeon apesar de se manter Calvinista, foi "desconstruindo" alguns conceitos da doutrina com o passar dos anos, sendo até chamado de "calvinista arminiano" por defensores legalistas do Calvinismo. Maturidade que o fez afirmar que quem quer reter toda Verdade Divina não pode estar amarrado a nenhum dos dois sistemas, e ele deixa bem claro tudo isso no sermão "O verdadeiro Calvinismo".
    Suas pregações calvinistas mais otordoxas foram na década de 50, no início de sua trajetória como pregador.

    Obrigado pela resposta, o senhor é um homem muito sábio. Tudo que envolva o tema salvação me cativa. Sou apaixonado pelo maior milagre de Cristo.

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário: