sábado, 13 de junho de 2009

Antes do Namoro


Resolvi discorrer sobre este assunto após uma não curta vivência, ao longo dos meus 17 anos no evangelho, no meio dos jovens cristãos. Durante este tempo, estive liderando grupos jovens nas igrejas que passei, e hoje como pastor de jovens e adolescentes, me sinto na responsabilidade de falar sobre as inúmeras dúvidas que pairam na mente dos mancebos evangélicos a respeito do namoro cristão.

Na maioria das vezes, as dúvidas são de novos decididos que chegam ao seio da igreja ainda com a referência mundana do namoro e procuram saber como é namorar sendo um cristão. Mas, às vezes me deparo com jovens que já possuem tempo de caminhada ao lado do Senhor e buscam ajuda para viver um namoro santo na presença de Deus. Questões como: quando namorar, como saber se é de Deus, quais os limites no namoro, são as mais recorrentes.
Quando eu estive em Jerusalém em 2005, pude ver um casal de namorados jovens. Lá os namorados que seguem fielmente a Torah não se beijam. O namoro deles é o que chamamos de Corte. O limite máximo do contato é pegar na mão da jovem e isto com um lenço cobrindo as mãos de ambos. É algo muito bonito, respeitoso, pena que essa não é a cultura adotada pela maioria das igrejas do Brasil. Algumas e bem poucas igrejas, principalmente as da ”visão dos Doze”, adotaram este costume no lugar do namoro e após esse tempo as pessoas devem se noivar, onde o beijo e o abraço são permitidos. Em minha opinião, essa é a melhor configuração para o namoro.

Mas, vamos voltar para a realidade da maioria das nossas igrejas. Segundo o que vi e vivi no meio dos jovens, gostaria de dar uma pequena contribuição que, julgo eu, facilitará a caminhada nesta fase tão complexa de nossas vidas. Se você é um novo decidido, ou um crente que nem ao menos conhece os rudimentos do evangelho, não procure namorar agora, não busque relacionamentos neste momento, mas busque o conhecimento e a unção de Deus, através do estudo, da leitura da palavra, da oração e presença nos cultos. Busque se fortalecer no Senhor, pois a grande maioria que adentra pelo caminho do namoro prematuro, não priorizando a busca do reino, acaba caindo na cilada do diabo, tendo uma vida de fornicação e impureza, e deixando de experimentar o “Melhor de Deus” para suas vidas.

Agora, se você é um crente maduro, não busque namorar com novos decididos, pois a identidade cristã dele ainda está em formação, o que poderá trazer dificuldades para o casal viver um namoro que agrada a Deus. Além de tirar a prioridade do novo decidido em buscar ao Senhor.

Precisamos entender que o ato de namorar, por mais que não desejemos, nos leva para a uma luta dentro do território de domínio do inimigo, o território da carne. E não é qualquer um que vence essa luta, mas aqueles que já possuem impressa em seus corações a palavra de Deus. São crentes que, antes de qualquer coisa, são compromissados com Deus. Servos que já possuem a sua identidade cristã formada, e não trocam a sua comunhão com Deus por nada neste mundo, cujo temor do Senhor é um princípio de vida. Filhos que entendem com precisão os seus limites e não ousam em ultrapassá-los.

A bíblia diz que “os que estão na carne não podem agradar a Deus”. Se não nos fortalecermos no Espírito, como não nos inclinaremos para as coisas da carne? A inclinação da carne é morte e inimizade contra de Deus. Portanto, é necessário pensarmos não apenas duas, mas, três ou quatro vezes antes de iniciarmos um relacionamento, se realmente queremos ter uma vida que agrada a Deus. Existem “filtros” que ajudarão aos jovens, que namoram ou querem namorar, a viverem uma vida santa e sob a direção de Deus. Abaixo eu listo alguns deles:
Ore para que Deus tire a ansiedade do seu coração sobre o namoro. Deus não opera quando estamos ansiosos, mas apenas quando descansamos nele. Se você estiver ansioso e aparecer algum pretendente para namorar contigo, desconfie, pois certamente Deus não estará neste negócio.

O namoro entre adolescentes é algo complexo e perigoso que se possível deve ser evitado. Mas como isso é difícil na maioria das vezes, os pais devem acompanhar muito de perto o relacionamento do tenro casal. Não permitindo que o mesmo seja encarado como algo “sério” pelo adolescente, pois isso pode trazer um jugo de responsabilidade sobre o mesmo, daquela do tipo: “está namorando para casar!”. Esta não é a hora dele se preocupar com isso, mas de estudar e viver a vida de adolescente.

Antes de iniciar um relacionamento é importante ter a aprovação e benção dos pais; isto atrairá a benção de Deus sobre o seu namoro. Caso tenha dúvida sobre o (a) pretendente, peça orientação aos seus pais, ou ao seu pastor. Caso você não conheça o (a) pretendente há muito tempo peça informações dele, de forma discreta, para os pastores e/ou irmãos adultos na fé. Se necessário, fale com o seu pastor sobre seus planos de namoro e peça a ajuda dele em oração.

Antes de iniciar um relacionamento, escolha antes ter um período de conhecimento, de aproximação amiga sem contato. Durante este período, ambos devem estar orando separadamente (sem beijos) para que Deus confirme em seus corações as suas intenções; Mas lembre-se, isto não é a única coisa a se observar. Na hora de decidir se aquele é ou não a pessoa que Deus escolheu para você, é necessário tirar o sentimento um pouco de lado, pois “enganoso é o coração do homem”, e colocar a razão no comando da sua decisão. Deus fala de várias maneiras, mas infelizmente são muitos os jovens que espiritualizam muito as suas decisões, esquecendo que na maioria das vezes Deus fala através das coisas mais simples, e racionais que estão nuas e patentes diante de nós.

Por mais que não queiramos admitir, o que traz estabilidade a um casal é muito mais do que um simples sentimento. Está envolvido nisso classe social, nível cultural, projetos para o futuro, temperamentos, local de moradia, igreja em que congrega e etc. E essas coisas nada tem a ver com o sentimento de um para com o outro, muito menos com espiritualidade. Após a decisão de iniciar o namoro, comunique ao seu pastor e peça a oração e o acompanhamento dele.Não namore com pessoas preguiçosas. Você evitará grandes problemas no futuro. Investigue se ele (a) gosta de estudar, se já está trabalhando. Não é bom namorar com jovens desempregados, pois a bíblia diz: “Prepara os teus trabalhos de fora, apronta bem o teu campo; e depois edifica a tua casa” (Pv.24.27).

Evite estar em locais sozinho com seu (sua) namorado (a). Prefira freqüentar locais públicos; esta é uma das principais armas de satanás para prender os jovens no pecado da fornicação e da impureza. Não se esqueça de que você é casa, templo do Espírito Santo de Deus e que existe uma grande nuvem de testemunhas ao nosso redor. Jesus disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mc. 26.41).

51 comentários:

  1. Deus continue abençoando sua vida Pr.!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu artigo
    Que Jesus continue abençoando vosso Ministério
    Deus abençoe
    Sidney Nunes

    ResponderExcluir
  3. Pastor Nilson, é realmente muito de Deus as suas palavras, gostei muito da parte que falou sobre o cuidado que os pais devem possuir pra que o namoro do adolescente não se torne um julgo sobre ele, a ponto do mesmo pensar tão cedo até no casamento. Minha visão de relacionamento se assemelha muito com sua, creio que precisamos dicernir o tempo e o modo mesmo, mais que devemos ser sensíveis aos sentimentos das pessoas, e ajuda-las da melhor forma possivel. Estou seguindo seu blog, em breve voltarei a refazer o meu, por hora deixo o blog de Deivson que tbm sou colaboradora :http://www.bemlido.blogspot.com/
    Um abraço...
    Isa

    ResponderExcluir
  4. Pastor Nilson !!!! Amei essa postagem, creio que o Senhor Jesus fala mesmo através da sua vida. Um parte muito importante dessa msg é dada aos pais, que estes não precionem a cabeça do adolescente, oprimindo a mente dele, dizendo que namrou tem que casar rs. Os pais não se atentam para tantas coisas né? O passo a passo que vc menciona é 100% de Deus. Amo sua visão, se parece muito com a minha . Um beijo pra vcs. Pr e Gy!
    Isa

    ResponderExcluir
  5. QUERIDO PASTOR QUERIA DISER QUE EU FICO MUITO FELIZ PELAS AS PALAVRAS. EU NAMORO COM UM PASTOR E SOU OBREIRA DA IGREJA ESTAMOS ORANDO A CADA DIA EM ESPIRITO E EM VERDADE
    CREIO EU QUE DEUS VAI FAZER OMOVER NA NOSSA VIDA .COMO LEVAR ESTE NAMORO ADIANTE?

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz minha querida. Na minha opinião, todo namoro para estar na vontade de Deus precisa ser recheiado de amor, certeza de que Deus está no relacionamento e temor a Deus. Estes elementos são indispensáveis para um namoro bem sucedido.

    ResponderExcluir
  7. VALEU!!!DEPOIS QUE EU LÍ FIQUEI MAIS TRANQUILA QUE JESUS!CONTINUE USANDO VOCE JESUS ABENÇOA!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Pastor,tenho uma duvida sera que voce pode publicar seu email? para mim enviar? obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Shalom minha querida. meu e-mail é prncruz@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Pastor... sabias palavras, eu penso assim sobre orar antes de namorar quase dessa forma, pois eu aprendi sobre isso com um amigo meu...e realmente, pensando de forma logica, Deus te quer o melhor e nao o pior, ele te poe a certeza na hora certa, no tempo certo, nao adianta nada vc ir com a cara e a coragem, e depois dizer q nao era pra ser ou algo do tipo...

    q Deus continue te abençoando ...

    ah, e se nao for muito , pediria ao pastor, q quando puder, orer por mim, desde ja agradeço ...

    flw pastor!

    ResponderExcluir
  11. Paz do Senhor Pastor..
    Sábias palavras.
    Estou orando com um irmao da minha igreja. Eu o amo muito, e ele tb me ama. Porém estamos esperando a confirmação de Deus para as nossas vidas.
    Eu o vejo todos os dias, nós conversamos demais.Há dias qe eu ele pegamos a chave da igreja e iremos lá para orarmos um período. O qe o pr. pensa disso?
    Estamos agindo da maneira corereta?

    ResponderExcluir
  12. Graça e paz minha querida.
    Na minha opinião,se vocês ainda estão orando, devem fazer individualmente. Agora, se vocês já estão namorando e orando, não é bom ficarem a sós em um lugar, mesmo que seja numa igreja.

    A respota para um namoro não se resume em ouvir uma voz, pois Deus fala de várias formas. Mas em analisar todas as variáveis: temor a Deus,sentimento, aprovação da família, projetos para o futuro, estudos, profissão e etc. São estas algumas das variáveis que devem ser usadas para "ouvir" a voz de Deus!

    ResponderExcluir
  13. A Paz do Senhor
    Pastor eu sou obreira e amo muito um irmão que tbm é obreira e congregamos na mesma igreja e servimos como exemplos para outros jovens.
    ai a gente esta conversando e orando
    para que Deus n´so abençoe porque nós amamos.
    Mais a gente fica meio em duvidas por que diferente da irmã Pryscylla a gente não se ve muito mais se falamos todos os dias pelo celular msn essas coisas mais em fim a gente não sabe se é a hora certa de assumir um namoro.
    O que o Senhor me diz Pastor??

    ResponderExcluir
  14. Graça e paz minha querida. Desculpe-me pela demora em ti respoder.

    O fato de vocês já estarem orando e conversando é um fator positivo. Mas numa relação de namoro os extremos são perigosos. Não é bom estar muito tempo junto, mas também o oposto é verdedeiro. Portanto, seria interessante vocês promoverem momentos em que vocês poderiam se conhecer mais, tais como idas ao cinema, um convite para jantar, ou ir a algum evento.
    O namoro é apenas uma etapa de um projeto chamado Casamento; e o momento certo de iniciar este projeto é quando temos a certeza de que temos as condições básicas mínimas e estamos ao lado da pessoa certa para dar continuidade a este projeto.

    ResponderExcluir
  15. Que a Paz esteja contigo Pastor.
    Realmente palavras sábiias.
    Eu estou viivendo nesse caso... Eu conhecii um rapaz que congrega na miinha iigreja maiis de 10 anos. Somos amigos, saimos, cinema e etc.. Maiis eu acheii confundiindo esse sentiimento de amiizade por um gostar.. Tiive medo de contar pra elee poiis não queriia sofrer, me frustar maiis pra frente.. Maiis tiive uma surpresa ao contar-lhe, ele tbm gosta de miim, só que pediiu para orarmos maiis para que oo Senhor confiirme no coração dele e para que oo Senhor nos dê direção certas. Não quero namorar por muiito tempo. eu queriia saber se tem um tempo determiinado para essa oração? Poiis para miim tudo iisso está sendo noviidade... Ultiima vez que namoreii fiiquei 1 ano e 6 meses mais não oramos.. não tiivemos que esperar...

    ResponderExcluir
  16. Graça e paz querida.
    Na verdade não existe um tempo padrão. Na minha experiência com os jovens, eu já vi casais que oraram um semana, quize dias e até três meses. Na minha opinião, isto deve ser determinado pelo casal em comum acordo, mas precisa ser determinado. Não é bom que seja um tempo curto, pois precisamos aprender a descansar em Deus e a controlar a nossa ansiedade. A nossa alma precisa estar quieta, pois Deus não opera na ansiedade. Quanto mais orarmos, melhor ainda. Creio que Deus se moverá de acordo ao tempo estabelecido em oração por vocês.

    Que o Deus de revelação conduza as vossas vidas à Sua vontade.

    Shalom.

    ResponderExcluir
  17. Querido pastor.
    A palavra fio edificante.
    Deus guarde sua vida!

    Amanda

    ResponderExcluir
  18. Pastor, obrgada pela palavra realmente aprendi mto aqui. Eu chamo me yolaice sou moçambicana e cristä. Tnho apenas 17 anos, gostava d um rapaz tbem cristäo, ele era recem convertido. Deus o afastou d mim, e ele n sentia o mxmo. Hje eu agradeço a Deus por n ter me deixado ficar cm ele. Pois sei que o melhor mesmo è buscar a Deus e seu reino, estar madura na fè e deixar que Deus reine em mha vida. So p saber, quais tem sido os sinais revelados para saber se è da vontade de Deus um determinado namoro?

    ResponderExcluir
  19. Pastor venho orando pela libertação do meu ex-noivo acredito que ele está com problemas.Minha amiga é missionaria e vem me ajudando muito.Peço oração pra ele, estavamos encaminhado para um casamento e derrepente acabou.Peço também que ore por mim que tira do meu coração a ansiedade.

    ResponderExcluir
  20. Lance sobre o Senhor as suas ansiedades, pois certamente Ele cuidará de ti. A ansiedade é um sinal de na verdade não estamos confiando plenamente que o Senhor está no controle da situação. "Agrada-te do Senhor e Ele cumprirá os desejos do teu coração"
    Shalom!

    ResponderExcluir
  21. NO PERIODO DE ORAÇÃO É ERRADO DAR SELINHO?OU ABRAÇAR?

    ResponderExcluir
  22. Graça e paz. Eu não estou aqui para colocar regras, mas nós precisamos usar de bom senso. Neste caso, como você está orando, o melhor é sair pra conversar como amigos, a fim de conhecer um pouco mais uma o outro.

    ResponderExcluir
  23. pastor uma menina que tem apenas 13 anos está preparada para namorar.

    ResponderExcluir
  24. pastor uma pessoa que tem apenas 13 anos está preparada para enfrentar um namoro

    ResponderExcluir
  25. a Paz, Pastor estou muinto feliz com sua menssagem. Mais gostaria de saber se é pecado namorar escondido e se eu devo ou não aceitar o pedido de namoro do Cadu Pellegrini, um cantor de rock famoso. É só o senhor procurar no google que o senhor vê. Obrigada. ele bebe.

    ResponderExcluir
  26. Graça e paz.
    A partir do momento que você tem de esconder uma relação dos seus pais, isto significado que existe algo de errado nela, algo que precisa ser escondido e isto não é bom, pois o cristão foi chamado para viver na luz e não nas trevas. Sobre o namorar ou não, creio que já fui claro, não há comunhão entre a luz e as trevas, o melhor de Deus ainda está por vir! Creia!!

    ResponderExcluir
  27. A Paz Pastor!!
    Estou orando com um irmão da minha igreja, nos conhecemos ah anos, eramos amigos, nunca pensei em namorar e casar com ele.. Mais fomos nos aproximando mais e mais, pedimos orientação pra Deus e para o pastor que deu 4 meses de oração, estou no segundo mes, e meu sentimento por ele é uma paz enorme, jejuamos sempre para chegar mais perto de Deus e para ele nos abençoar, fazemos planos, minha familia gosta muito dele, porém caimos em tentação, nos beijamos, ficamos muito tristes Pastor, porque sabemos que ah carne eh fraca e o diabo esta ali jogando provações ah todo instante! Nos arrependemos profundamente

    ResponderExcluir
  28. pastor, eu tenho 16 anos, e ela tem 14 anos e estamos orando. Congregamos a mesma Igreja... o que o senhor nos aconselha a fazer??

    ResponderExcluir
  29. Graça e paz Giovanni. Eu não aconselho nenhum relacionamento sério nessa idade. Se existe algum sentimento entre vocês, seria muito bom começar uma amizade mais íntima para que se conheçam. Em minha opinião o namoro sério deve ocorrer quando já se existe um perspectiva de um casamento em futuro próximo, não mais do que 4 anos. Antes disso uma amizade especial é o suficiente. Concentre suas forças nos estudos pois é isso que irá te habilitar a realizar o sonho de um casamento no futuro.

    Shalom,

    Pastor Nilson Cruz.

    ResponderExcluir
  30. Pastor Nilson Cruz Muito obrigado por essas instruções creio que conseguierei ser forte para não cometer mas pecados em meu relacionamento...Obrigado!

    ResponderExcluir
  31. Obrigado Pastor Nilson Cruz por essas instruções espero poder não pecar mas no meu namoro porque minha melhor vontade é continuar na presença do Eterno..Obrigado!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, esto na seguinte situação: Deus colocou diante de mim uma guria, que a princípio não sentíamos nada um pelo outro, e então Deus nos deu várias revelações sobre nossa união, e então decidimos começar a orar e Deus confirmou que é da vontade dele nosso relacionamento, porém a mãe dela não quer que ela namore no momento, e desde que começamos a orar Deus plantou em nossos corações um sentimento muito forte, e também nos aproximou muito mais de Deus. Já firmamos um compromisso e tals, e decidimos esperar até o momento que der certo para namorarmos, porém, estamos em dúvida se podemos nos beijar ou não, antes de assumirmos o namoro.
    Obrigado.
    Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  34. Graça e paz amado. A partir do momento que é admitido o beijar, isso já caracteriza um relacionamento mais íntimo, que é o namoro.

    Shalom.

    ResponderExcluir
  35. Pastor estou orando com uma pessoas de 27 anos e que tem uma filha de 3 anos, eu tenho 17 anos o que o Senhor acha ? estamos agindo certo ?

    ResponderExcluir
  36. É uma situação complicada. Nessas horas você precisa olhar para a realidade que te aguarda: a experiência do casamento em si já é complexa. Quanto mais ainda quando tem que ser mãe ao mesmo tempo. Aconselhar o relacionamento se e somente se a responsabilidade de criar a criança ficasse com um dos avós. Caso contrário, é muito arriscado.

    Shalom.

    ResponderExcluir
  37. Pastor estou orando com uma pessoas de 27 anos e que tem uma filha de 3 anos, eu tenho 17 anos, a filha dele mora com a mae dela, ele e um grande homem de Deus ele me respeita e eu me identifico muito com ele, meu pai acha uma loucura um homem de 27 anos querer ter compromisso com uma pessoa de 17 anos, na verdade eu consigo conhecer pessoas da minha idade.

    ResponderExcluir
  38. ter duvidas no coracao a respeito de quem estou orando e de Deus ?

    ResponderExcluir
  39. A paz do #SENHOR Pr. Nilson !

    Meu nome é Brenda e tenho 17 anos.
    Namorei por um tempo o líder da minha mocidade, Lucas que tem 17 anos (9 dias mais velho que eu). #DEUS mostrou a 5 pessoas sobre nosso namoro.
    Nessas idas e vindas aconteceram varias coisas entre elas, mortes, briga e etc., que confundiram a minha cabeça e fiz algumas coisas erradas (nada TÃO grave), nós terminamos, mas continuamos na igreja. Passei por lutas e provações quando estava orando por ele.
    Conforme eu fui orando #DEUS foi trabalhando.
    Os meus Pastores abriram uma outra igreja e deixaram a antiga por nossos cuidados.
    No sábado (20/09/2014), ele foi consagrado como 1º Pr. solteiro e mais jovens das Assembleias de #DEUS.
    Pretendemos casar dentro de 2 anos.
    Bom, sou regente e a "menina" mais velha da igreja (que é formada por jovens abençoados e usados por #DEUS), todos, principalmente as meninas enxergam em mim uma pastora..
    Hoje eu posso encher o peito para falar que VALE MUITTO APENA ESPERAR PELO QUE VEM DE #DEUS, mas estou sentindo um medo terrível de fazer alguma coisa errada.. :s Amo orar , louvar e pregar, mas tenho medo medo de subir ao púlpito para pregar por isso, fui em busca de blogs evangélicos para ler sobre vários assuntos jovens. Achei o seu artigo e gostei muito.
    Gostaria de um conselho Sobre o assunto.. Principalmente sobre meus medos ..
    Agradeço se puder me ajudar &' agradecerei se não puder também (: QUE #DEUS O ABENÇOE E CONTINUE TE USANDO ..

    A Paz do #SENHOR !

    ResponderExcluir
  40. Graça e paz Brenda. Você ainda é muito nova, 17 anos, e é natural tudo isso que você está sentindo. Acho muito cedo para tomar essa decisão de casar, pois você tem uma vida pela frente. Esta na hora de viver um dia por vez. você precisa estudar ir para faculdade e fazer tudo aquilo que uma pessoa crente faz na sua idade. Você não pode permitir que esse tipo de pressão chegue ao seu coração agora, pois não é hora de se preocupar com isso. Casamento é algo muito sério e você precisa deixar um pouco mais o tempo passar para decidir sobre isso. Viva um relacionamento saudável no Senhor com ele, se Deus o chamou para o pastorado, isso é mais uma preocupação, pois não é fácil ser esposa de pastor. É uma tarefa árdua. Só com o que você escreveu para mim vejo alguns complicadores: casar jovem demais e casar-se com um pastor. Emfim, não aconselho que você se encha dessas preocupações agora. Agora é o tempo de estudar, conhecer um pouco mais de Deus e orar ao Senhor para que ele direcione as tuas decisões.

    " Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." 1 Pe.5.7.

    Shalom,

    Pr. Nilson Cruz

    ResponderExcluir
  41. Paz do Senhor Pr. Nilson!

    Benção de Deus seu post! Gostei muito, pois falou ao meu coração.

    Pastor me dê uma orientação por favor? Não sei mais o que fazer.....
    Tenho 24 anos, sou obreira da casa do Senhor, pela misericórdia de Deus e regente da mocidade. Namora há quase 06 anos, contando com idas e vindas, faz 03 meses que voltei com meu namorado. Vamos noivar mês que vem e casar no próximo ano. Mas o que me aflige, me derruba na casa do Pai, é que estamos em fornicação. Eu tento ser forte , dizer não, mas raramente consigo. Sei que Deus não opera na carne, e estamos em desobediencia. Com isto quero me afastar da obra do Senhor, quero deixar a regência, a qual Deus me deu, quero me isolar, e me purificar e me colocar na posição. Não consigo tomar santa ceia, e meu namorado não é liberto nestas partes. O que eu faço Pastor ?

    ResponderExcluir
  42. Graça e paz minha querida. Você já procurou o seu pastor para conversar sobre isso? Você não mencionou a cerca dele. Essa não é uma boa maneira de se começar ou recomeçar um relacionamento. E como você já disse que vai casar, isso poderá levar sérias consequências para o seu casamento. Na minha opinião, você deve se afastar das suas atividades na igreja imediatamente. Depois procure seu pastor ou um casal cristão experiente para acompanhar você e seu noivo, e abra o seu coração para eles, pois existem lutas que nós não vencemos sozinhos. Enquanto este pecado estiver em oculto, Deus não poderá trabalhar, a Bíblia diz que devemos confessar as nossas culpas uns aos outros para que saremos. Vocês precisam entender que esta prática nos afasta de Deus, e eu pergunto, você quer que o Senhor esteja em seu casamento? Se vocês já estão praticando o sexo por que não se casar logo? O que impede? Por que manter aparências de algo que não existe mais. Isso é falsa santidade. Volte o seu coração para o Senhor, quebre esta aliança de pecado com o seu namorado e proponha a ele um novo recomeço, agora no altar do Senhor. Caso ele não aceite, você precisa reconsiderar esta decisão sobre o seu casamento.
    Shalom,

    Pr. Nilson Cruz

    ResponderExcluir
  43. Graça e paz Pastor,
    Post bênção!
    Bom pastor, eu estou em oração com um rapaz há alguns dias, e no começo da oração minha irmã veio ate mim e me disse que o rapaz que estou em oração não é pra mim ainda! Porém eu continuo em oração. Minha dúvida é: devo continuar orando, ou devo parar pelo fato de ela ter me dito isso!
    Sinto uma paz quando se fala dessa questão, meu coração me disse pra continuar, e então continuo em oração, me dói saber que essa pode não ser a vontade do Todo Poderoso pra minha vida!
    O que faço Pastor? Gostaria muito de uma resposta! Fique na paz!!!

    ResponderExcluir
  44. Graça e paz Jéssica.
    Não podemos tapar os nossos ouvidos dos conselhos de quem nos ama, mas principalmente em relação à vida sentimental, somos nós que temos que tomar as decisões. É muito fácil alguém chegar para você e dizer que fulano não é a pessoa certa para você. Mas o que você realmente tem de atentar é para os motivos apresentados por essa pessoa que a levou a fazer esta afirmação. Se esse motivos forem plausíveis, então vale apena avaliá-los.
    Na minha opinião, se este rapaz possui as características de um verdadeiro cristão e existe um sentimento entre vocês dois, você deveria continuar esse período de oração e conhecimento, para lá na frente tomar uma decisão. Em assuntos que envolve o lado sentimental não é bom se ter pressa nem para dizer sim, nem para dizer não.

    que o Senhor Deus "ilumine os olhos do vosso entendimento".

    Shalom.

    ResponderExcluir
  45. Decidi posta aqui uma dúvida de uma jovem cristã e a minha resposta sobre seu questionamento:

    Bom dia Pr. Nilson Cruz, estou muito feliz por ler suas postagens, me ajudou bastante em meu modo de pensar sobre o namoro cristão.
    Quero lhe pedir uma ajuda se possível, vou contar um pouco da minha historia para que venha me dar um conselho, do que devo fazer diante dessa situação.
    Meu nome é xxxxxxxxx tenho 26 anos, me relacionei com uma pessoa aos 14 anos de idade e nesse relacionamento engravidei, fiquei casada 4 anos e me separei, porem ambos não frequentava igreja, frequentei muitas vezes com ele o xxxxxxxx, eu não era feliz no meu relacionamento, ele ele tinha uma ex que não nos deixava em paz, resolvi me separar, e nessas idas e vindas do relacionamento, comecei a frequentar a igreja universal, LA MESMO ME SENTIR FORTE E ME BATIZEI NAS ÁGUAS, mais logo em seguida me afastei da igreja e aconteceram varias coisas ruins na minha vida... No decorrer dos anos fui me relacionando com vários homens, nenhum queria algo serio comigo. Sempre gostava, achava pessoas legais, mais logo se afastavam de mim e eu não entendia o porque, se algo parecia dar tão certo de uma hora pra outra tudo dava errado...
    Procurei até cartomantes para saber o que tinha de errado na minha vida sentimental, então só piorava a minha situação, dai pela dor busquei a igreja evangélica novamente, tive que passar por uma libertação espiritual que não foi fácil, mais DEUS estava ao meu lado a todo instante, pq pela honra e gloria dele estou viva!!! MEU TESTEMUNHO E TREMENDO...
    Nisso me afastei da igreja novamente, cair no mundo só derrota, mais com Deus sempre no meu coração, e me livrando de mortes e etc...
    Conheci um rapaz que ficamos enrolados a 3 anos, me fazia bem e ma,l por que nunca quis conhecer o meu filho, resolvi em uns meses atrás não querer mais ele, e abrir meu coração para novos horizontes, novas pessoas. E com essa decepção resolvi fazer uma conta em um site de relacionamentos, mais como eu só queria conversar pra suprir a carência,não coloquei para conhecer pessoas de Brasilia e sim do Rio de Janeiro, conversei com vários homens e dali me distraia, acabei tendo um sentimento por uma pessoa, eu achava que ele podia ser o homem da minha vida...
    Mais um certo dia fui na casa da minha amiga, e la tinha uma irmã da igreja que eu nunca tinha visto, e ali DEUS usou ela pra falar comigo tremendamente, que eu vim ao mundo pra fazer a obra!!! Falou que eu estava procurando relacionamento em lugares errado, então resolvi entrar pra igreja novamente e servir a Deus no primeiro amor e renunciar as coisas do mundo,quero algo da parte de Deus...
    A pessoa em que eu conheci pela internet que comecei a orar por ele Deus logo me falou que não era então hoje quase não converso com ele pq eu pedir pra Deus se não fosse da vontade dele que desse errado, daí eu ja tinha conversado com um outro rapaz também pelo site de relacionamento, em que do nada DEUS falou dentro de mim ora por esse, quando isso aconteceu comecei a conversar com esse rapaz, fomos nos conhecendo e fui criando um sentimento por ele, por ser um rapaz respeitoso isso me encantou muito na pessoa dele, nas conversas fomos se descobrindo um ao outro, dai descobrir que ele era evangélico e a conversa foi ficando melhor, então resolvemos orar um pelo outro, e atraves disso tem me feito uma pessoa feliz e tenho buscado mais a Deus... Mais ele mora no Rio de Janeiro e eu em Brasilia.
    Gostaria de uma palavra de benção pastor sobre esse relacionamento, pois sinto que ele é de Deus, tenho orado e jejuado para Deus falar sobre nos dois.
    Preciso da sua oração e sua ajuda espiritual Pr. NILSON

    Dede já deixo meu imenso abraço e estarei aguardando a resposta, fique com Deus ate breve S2

    ResponderExcluir
  46. Graça e paz xxxxx. Como estás? Antes de me posicionar sobre a tua vida gostaria e fazer algumas perguntas? Você está em alguma igreja? Qual? Você já conversou com o seu pastor sobre esse assunto? Você conhece esse rapaz pessoalmente?

    Fico no aguardo das respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RESPOSTA DE XXXX
      Boa tarde Pr. Nilson
      Graça e paz...
      Eu estou bem pastor! Então eu frequentando a Igreja Pentecostal xxxxxxxx!
      Não tenho intimidade pra conversar sobre isso com o meu pastor, até mesmo pq já deu em cima de mim em conversas no whatsapp, por isso achei melhor vim procurar ajuda aqui!
      Em relação ao W não conheço ele pessoalmente, mais conversamos muito pelo watsapp, ele me parece uma pessoa maravilhosa, diz ser evangélico, trabalha na marinha do Rj, nasceu em berço evangélico, bem respeitador, diferente de todos os homens que já conversei e conheci! tenho jejuado e feito proposito por ele, até agora estar tranquilo mais preciso de uma resposta da parte de Deus.

      Agradeço a atenção

      Aguardando resposta

      Excluir
    2. Graça e paz B. No que se refere a área sentimental dificilmente Deus falará contigo através de revelação, sonho ou coisa parecida. Nesta área nós precisamos usar o discernimento e para isso você precisa conhecer a pessoa, e isso não é possível através de uma rede social. Nos dias de hoje, qualquer um pode ser uma benção atrás de uma tela de computador, tablete ou celular. Não se engane com palavras, queira conhecer alguém de verdade, e não apenas um perfil no whatsapp, facebook, ou Instagram. Se não há possibilidades de encontros frequentes reais com esta pessoa não perca o seu tempo se iludindo, pois embora muitos de nós gastamos horas no mundo virtual da web, vivemos de fato em um mundo real.


      Shalom,


      Pr. Nilson Cruz

      Excluir
  47. É a pura verdade.Essas palavras me ajudaram mverdade.Que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário: