quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Um Caminhar de Excelência


“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão.” (Sl. 32.8.9)

No Salmo 32, o rei Davi nos mostra duas formas de se obedecer a vontade do Senhor: em uma delas, ele fala de instrução, de ensino e de aconselhamento, através dos quais o Senhor nos guia até o centro de sua vontade; na outra o maravilhoso salmista de Israel fala sobre cavalos e mulas que só obedecem ao seu senhor através de cabresto.

Meditando nestes dois exemplos de obediência, percebemos que aquele que é comparado a um cavalo apenas cumprirá a vontade imutável de Deus; são pessoas que às vezes não possuem nem um relacionamento com o Senhor, mas se tornam servos inconscientes de Deus, cujos pensamentos não podem ser frustrados. Mas existe os que decidem em seus corações cumprirem a vontade de Deus sem terem a necessidade de obedecê-lo através de um “cabresto”, mas apenas em ouvir a sua suave voz, ou até mesmo através da sabedoria dada pelo próprio Deus, discernir a Sua vontade nas mais diversas situações que se apresentam diante de nós.

A verdade é que nestes versículos Davi traz a revelação de um caminhar de excelência na presença do Senhor, um estilo de vida que certamente nos conduzirá às águas tranqüilas e a pastos verdejantes. São muitas as vezes que nos encontramos em situações delicadas e porque não dizer “estreitas”, que não foram colocadas pelo Senhor, que poderiam ser evitadas através do simples obedecer da boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Não existem duas vontades de Deus para uma determinada situação. Por mais que não pareça, nas diversas circunstâncias de nossas vidas que precisamos decidir qual o caminho a seguir, qual a decisão a tomar, só existe uma escolha que contemplará a vontade absoluta de Deus.

Mas como saber qual a vontade de Deus para estas situações? Em alguns casos, a vontade de Deus é clara e não paira nenhuma nuvem de dúvida acerca dela. Mas há casos que é necessário um algo a mais para discerni-la. Davi fala de instrução, ensino e aconselhamento como as formas de se conhecer a vontade de Deus. As duas primeiras falam da vontade de Deus estabelecida através dos seus princípios éticos e morais que são revelados na Sua palavra. Este é um dos motivos que o Senhor fala que “o meu povo será destruído porque lhe falta o entendimento” (Os. 4.6). Mas o aconselhamento fala de algo mais íntimo; fala de situações que são peculiares a nossa vida pessoal e cuja vontade de Deus não está claramente revelada na palavra do Senhor.

Eu creio que após conhecermos a palavra do Senhor e viver sob os seus princípios, existe um novo passo a ser dado em nossa comunhão com Deus, que nos levará a uma vida de excelência, que nada mais é do que ser a todo tempo aconselhado pelo Senhor em situações especiais, peculiares e específicas de nossas vidas. E para isso acontecer precisamos estreitar a nossa intimidade e relação com o Senhor através de uma vida de oração, adoração e total dependência, pedindo sempre a Deus que estabeleça em nossas vidas a Sua vontade, mesmo que ela vá de encontro aos nossos anseios. Essa é a dimensão que nos fará caminhar sob as vistas do Senhor, que nos fará andar em lugares altos!

Glória pois a Ele, o guia de nossas almas, Cristo Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário: